Skip to content

Edísio Machado Carneiro

by admin on julho 6th, 2011

“Longe, aqui, o uso da grandiloqüência, que comumente se emprega quando se narra a vida de grandes homens. Este procedimento “desnatura a realidade de suas vidas”. Também, não se pretende elevar ninguém a categoria de semi-deus. Mas esse Médico, o 597º Quadrineto de Antônio José Girão, o fundador da família Girão, no Ceará, tem, na maneira como se dedica à causa da Medicina e na sua simplicidade humana, um alo de especial beleza.

Filho de Júlio Carneiro da Silva e de Lourdes Machado Carneiro, Edísio nasceu em Fortaleza, a seis de abril de 1947. Estudou – como seu irmão Wilton Machado Carneiro, um exemplo de Magistrado verdadeiramente bem sucedido – no Grupo Escolar Dom Manuel, onde terminou o 1º grau, ingressando, posteriormente, no Ginásio Municipal de Fortaleza, no qual concluiu o 2º grau, participando da primeira turma do curso científico formada por aquele tradicional estabelecimento de ensino, que, juntamente com o velho Liceu, educou muita gente ilustre.

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, com conceito excelente de internato, Edísio fez pós-graduação no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Bom aluno durante todo o curso médico, foi logo escolhido pelo professor Célio Brasil Girão, para trabalhar na sua UTI, onde, segundo ele, recebeu valiosa orientação do renomado cardiologista, ali permanecendo durante três anos. Em julho de 1975, iniciou suas atividades na UTI de Messejana, local no qual trabalhou durante duas décadas. Na UTI do Instituto Dr. José Frota, por onde se aposentou, exerceu seu difícil mister desde setembro de 1976, e, por mais de uma década, prestou serviços na UTI do Hospital Batista, tendo recebido, merecidamente, carta de elogios de sua direção, por duas vezes. Por ocasião do ano de 1989, essa personalidade fulgurante das Unidades de Terapia Intensiva foi Chefe da Emergência do Hospital de Messejana, ao qual ainda é vinculado.

Na dedicação, competência e na bondade com que trata os enfermos sob seus cuidados médicos, preferencialmente os mais idosos e humildes, pouco importando a situação econômica de cada um, Edísio Machado Carneiro, não encontra quem o exceda em abnegação, atenção e desvelo. Esta, uma das provas de que Deus fez o homem à sua semelhança”.

From → Sem categoria

Comments are closed.