Skip to content

José Blanchard Girão Ribeiro

by admin on julho 6th, 2011

Aos 14 anos, Blanchard Girão ingressou no jornalismo, carreira que ainda hoje exerce, embora formado em Direito (advogou por alguns anos) e em Letras. Pelo prestígio adquirido na imprensa e no rádio, Blanchard Girão candidatou-se e elegeu-se deputado estadual em 1961. Por ocasião do golpe militar de 64, Blanchard Girão, da tribuna da Assembléia e pelo microfone das emissoras de rádio, defendeu a legalidade e foi, em razão disso, preso e processado, inclusive com seu mandato de parlamentar casado.

Antes de 64, o nome de Blanchard já era ventilado como possível candidato a vice-governador. Em 1988 teve seu nome igualmente lembrado para disputar a Prefeitura de Fortaleza. Carreira política truncada pela força, este renomado jornalista poderia ter sido um dos nomes de maior evidência política de nossa família.

Ascendência:

Avós paternos – Raimundo Augusto Ribeiro – Ana Lucília Ribeiro. Avós maternos – Guilherme Regino de Oliveira – Felícia Girão de Oliveira.

Nascimento – 22.10.1929, em Acaraú – Ce, vindo para Fortaleza em 1931, com apenas dois anos de idade.

Escolaridade: Primeiras letras com a Profª. Maria Emilia Leite Ferreira; curso primário no Colégio Farias Brito e preparativos para o exame de admissão no Colégio Dom Bosco; curso ginasial – Liceu do Ceará; curso científico – Colégio São José. Formou-se Bacharel em Letras Neo-Latinas em 1953 pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, licenciando-se professor em 1954. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará em 1958.

Profissões: Jornalista, ingressando na imprensa como revisor do desaparecido jornal “Gazeta de Notícias”, de Fortaleza, em junho de 1944, tendo militado nos principais órgãos do jornalismo cearense (maior período, porém, no jornal “O Povo” – 1945 a 1948 e 1973 a 1986). Dirigiu também o jornal “O Norte”, de Parnaíba – PI. Exerceu também o radialismo, sendo produtor de programas da Ceará Rádio Clube e seu editorialista; diretor de programação da Rádio Dragão do Mar e seu editorialista; e produtor da Rádio Iracema de Fortaleza. Televisão: – produtor do programa “Dimensão Total”, da antiga TV Ceará, Canal 2 (emissora “Associada”) e diretor-presidente da TV Educativa, Canal 5, em Fortaleza.

Magistério: Lecionou Francês no Colégio Farias Brito. Advocacia: – advogou durante cerca de 10 anos (1965 a 1975), com escritório montado em Fortaleza (Edifício Sul América e depois no Palácio Progresso).

Funções Públicas: Exerceu os cargos de Assessor de Imprensa da Secretaria da Fazenda do Estado. Deputado estadual à Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, eleito em 1962, na legenda do Partido Social Trabalhista – PST, de cuja bancada foi líder. Teve o mandato cassado pelo golpe militar de 1964, sendo preso (8 meses e meio de prisão) e teve os direitos políticos suspensos por dez anos. Nessa fase, sem deixar de escrever para a imprensa, embora sem assinar qualquer matéria, foi que advogou. Nomeado pelo Governo Gonzaga Mota, em 1986, para o cargo de diretor da Televisão Educativa do Ceará. Em 1987, foi nomeado pelo Governador Tasso Jereissati para o cargo de Subsecretário de Cultura, Desporto e Turismo, exercendo em diversas oportunidades, interinamente, o cargo de Secretário. Em 1991, no Governo Ciro Gomes, foi nomeado assessor especial do Governo do Estado, cargo no qual permanece até os dias presentes (2004). Membro do Conselho Estadual de Educação para as Empresas (Governo Parsifal Barroso) e Membro do Conselho Superior da Escola de Saúde Pública do Ceará (Gov. Lúcio Alcântara).

Livros Publicados: “DOUTOR VALDEMAR – O Médico, O Político” – Anuário do Ceará Publicações Ltda. – 1992; “O CÉU É MUITO ALTO” (Crônicas) – Imprensa Universitária – 1994; “O LICEU E O BONDE” na Paisagem Sentimental de Fortaleza (Memórias) – Editora ABC Fortaleza – 1997; “SESSÃO DAS QUATRO” Cenas e atores de um tempo mais feliz (Memórias) – Editora ABC Fortaleza – 1998; “PASSAGEIROS DO ONTEM E DO SEMPRE” (Memórias) – Editora ABC, Fortaleza – 2001; “MUCURIPE de Pinzón ao Padre Nilson” (Memórias) – Edições: Fundação Demócrito Rocha – 1998; “O PROCURADOR DE DEUS e Outras Estórias de Gente Humilde” (Memórias) – Edições Livro Técnico – 2003; “SÓ AS ARMAS CALARAM A DRAGÃO” (Memórias) – Editora ABC – 2005.

From → Sem categoria

Comments are closed.