Diálogo com meus netos
Gustavo 18 anos
GUSTAVO, QUE ALEGRIA VÊ-LO COMEMORAR SEUS 18 ANOS!
Meu querido neto Gustavo, esta data é um marco importante na sua vida. Venceu uma batalha, mas ainda não ganho a guerra. A vida parece muito com uma corrida de obstáculos, que serão transpostos com muita fé em Deus, obstinação, constante estudo e honesto trabalho. Não esqueça o fator tempo. Dele não desperdice um só fiapo, para bem aproveitá-lo nas horas destinadas ao trabalho ao estudo e ao lazer. São múltiplos os caminhos da vida. Cabe a cada um de nós escolher o que nos levará à vitória. Não olvide as responsabilidades já assumidas e as que pela frente virão. Delas não fuja, enfrente-as com disposição e bons propósitos. Não passe nunca pela sua mente, que o possa comprometer moralmente em qualquer dos aspectos da sua vida, evitando, a todo custo, a morte moral, pois é ela o fim do homem ainda vivo.
O amanhã será triste e inútil se o ontem não tiver sido alegre e feliz. Não jogue fora os dons que Deus e a natureza lhe deram. Use-os, não para sofrer amanhã, e sim para edificar um palácio onde impere o amor ao próximo e você goze a suprema felicidade de ser prestimoso ao seu semelhante. A mocidade, estimado neto, é um plano e fértil campo aguardando sementes que o transformem num lindo pomar de frutos abundantes. Essas sementes são as boas ações, as atividades lícitas e profícuas através das quais adquirirá você os instrumentos que o levarão, num trabalho constante, a construir um futuro feliz e dignificante.
Recomendo fazer do estudo e do trabalho uma religião. O trabalho prazeroso anima e incentiva. Ame o seu futuro ofício dedicando-lhe as energias da sua inteligência. Transponha, uma a uma, as barreiras que se lhe apresentarem. Não esmoreça diante de nenhuma delas. Só os covardes e pusilânimes são vencidos na vida. O importante na vida não é simplesmente viver, o importante é saber viver. Na escola da vida encontramos boas lições. Colha-as! O trabalho e o estudo são verdadeiros tônicos da vida. “Vive feliz e alegre quem da vida faz um celeiro de boas ações”. Não humilhe o humilhado, pois ele é um carente de ajuda, e nunca de repulsa. Não se afaste do amigo que caiu da opulência; se isto acontecer, você não era amigo. O bom da vida é saber vivê-la desfrutado-a sem molestar os nossos semelhantes. O bom caminho é o da concórdia. Não conheço verdade maior: só colhe bons frutos quem boas sementes semeia.
Meu neto, há um direito maior do que o feito pelos homens: é o direito natural. Exemplificando, não fazer mal a ninguém. A justiça é um princípio divino. Se nos desviamos desses princípios cometemos pecados ditos mortais, que nos infelicitarão para sempre. Cuidado, muito cuidado! A estrada do pecado é larga e sedutora. Não se iluda com a fantasmagoria do viver fácil.
Somos felizes, profundamente felizes neste dia, querido Gustavo. E você, por certo, sentirá com todos esta alegria. Nossa esperança é de que seja cada vez mais compenetrado, mais valoroso do que já é, para que possamos elevar nossas preces a Deus e dizer, com toda a sinceridade do coração, obrigado, Senhor, por este neto maravilhoso que nos deu, prolongamento de nossas próprias vidas, perpetuação de nossa permanência na terra,
Gustavo, com esta mensagem que marca a data de seus 18 anos, as bênçãos dos seus avós desejando-lhe alegrias e felicidades no curso de sua preciosa vida.
Beijos e abraços,
Vôínho e Voínha
Comments are closed.