Skip to content

Discursos em solenidades

by admin on julho 8th, 2011

Discurso do neto Gustavo Girão

ENALTECENDO A PESSOA DO AVÔ

PALAVRAS DO NETO GUSTAVO, POR OCASIÃO DA SOLENIDADE DO LANÇAMENTO DO LIVRO – FAMÍLIA-GIRÃO.

Boa noite !

“Honra-se a família como célula germinal do Estado. Mas a família deve ser algo maior ainda: um ponto espontâneo do amor. Formada e mantida pelo amor, a família não o guarda em si, mas o propaga por este mundo que dele tem tanta necessidade”. (Ferdinand Ebner)

Relatar a saga de uma família é tarefa para poucos, exige do pesquisador determinação, conhecimento, perseverança e paixão por um ideal. Esses atributos você os tem, meu avô, e acrescidos de uma vontade incontida de semear o amor entre os membros de nossa família, você teve a coragem para enfrentar o desafio de resgatar a memória dos nossos antepassados, trazendo às novas gerações o conhecimento e o valor da Família Girão.

Você conseguiu driblar as adversidades e conciliar o seu tempo em prol desse empreendimento: O nosso livro. A ele você se doou de coração aberto e cheio de alegria, demonstrando que a única coisa para qual vale a pena viver é doar-se aos outros – sem prioridade, mas respeito; sem distinção, mas fraternidade.

Acredito nos sonhos que você semeou. Alguns deles germinaram e já oferecem frutos. Você não envelhecerá, Vô, porque tem a graça de conduzir sua vida à apoteose do seu momento mais lindo, podendo vislumbrar o poente de sua vida humana, sem deixar de viver e de sonhar.

Nossa admiração por você não tem limite. Seu diálogo conosco é abrangente, agradável e descontraído. Você parece o amigo mais experiente que tem a idade de cada um com quem você conversa. É um grande colecionador, principalmente, de amizades. “Bom papo” e incentivador das novas gerações.

A cada dia, Vô, você nos surpreende com suas manifestações de homem dinâmico, atualizado, sempre buscando aperfeiçoar-se, quer no uso dos recursos tecnológicos modernos, quer no domínio dos mais variados assuntos, adquiridos por meio do saudável e enriquecedor hábito de suas leituras diárias.

Ao acariciarmos seus cabelos brancos, fortalecemos nossa coragem pelas lutas que eles testemunharam. Tomamos em nossas mãos as suas mãos e aprendemos o que significa amar e servir pelos gestos de solidariedade que nelas encontramos. Através do seu caminhar, redobramos as energias para a nossa caminhada.

Resta-nos, pois, como reconhecimento de tê-lo como avô, companheiro e amigo, agradecer a Deus, pedindo que o abe3nçôe. Que você não se canse nunca de sua missão para que seja rico do dom da paz, da graça e da saúde e, sobretudo, para que continue revelando a Paternidade Divina no seu jeito de viver a paternidade humana.

PEQUENA PAUSA…

Acredito, Vô, que você está sentindo a falta do papai e da mamãe o que iria completar as alegrias dessa noite. Mas você conhece bem a sua filha e sabe que ela não deixaria de participar deste momento, mesmo estando em viagem no Oriente. Mesmo assim, ouça a mensagem que ela lhe transmite, neste instante, via vídeo-conferência …

Gustavo Girão Braga – Neto de Guilherme Girão

From → Sem categoria

Comments are closed.