Skip to content

Discursos em solenidades

by admin on julho 8th, 2011

Discurso de Guilherme Girão

VIVENDO UM SONHO

Quando me propus a escrever este livro, que era de há muito um sonho acalentado, guardava em mente elaborar – sem o apelo a refinos literários – um relato genealógico com vista a resgatar a memória dos nossos antepassados. Para tanto haveria de partir de um ponto qualquer que servisse de marco referencial da história dos Girões. Vali-me, então, da significativa obra deixada pelo renomado historiador, nosso primo, Raimundo Girão: “Montes. Machados. Girões”, (desdobramento do primeiro ensaio literário: “Esboço de Uma Genealogia”, do mesmo autor, datado de 1937).

Dar continuidade ao registro genealógico de tão numerosa família na sua plenitude, faltar-me-iam fontes de informações confiáveis, além de meios materiais com que se tornasse possível levar a cabo projeto de tal dimensão. Até porque sabido me era, já de antemão, tratar-se de pesquisa que por certo envolveria contatos com milhares descendentes de outros ramos vinculados aos Girões, tão complexos tornaram-se os entrelaçamentos dos nossos consangüínios gerados pelo casamento com pessoas de outros grupos familiares, bem assim, por tratar-se de ramos de família cujas raízes históricas remetiamse a outras remotas ancestralidades.

Mister se fazia, pois, reduzir-se o universo do projeto, o que tornaria mais viável a sua consecução. A opção, assim, foi tomar como ponto de partida a figura Patriarcal de ANTÔNIO JOSÉ GIRÃO, elegendo-o tronco gerador dos ramos que se haveria de esmiuçar à exaustão até o quanto me permitissem o ânimo e as possibilidades reais de colaboração de outrem para se chegar a obter maior número de informações.

Sem perda de tempo a pensar, e há quase quatro anos, parti para o trabalho de pesquisa direta, operando não só no tête-à-tête como por outros meios de contatos. Como foi dito, o trabalho de Raimundo Girão valeu-me como “matriz” para o deslanchamento da coleta de dados. Tais anotações resultaram por demais úteis, visto que embora se tratando de material coligido em décadas passadas e com dados da década de 60, portanto defasados, asseguravam-me respaldo na credibilidade do autor, o que propiciava maior confiabilidade aos dados anteriores, alguns, todavia, merecendo complementações, alterações e correções.

Foram estabelecidos, como já disse, contatos com todos os segmentos das gerações contemporâneas dos descendentes do patriarca ANTÔNIO JOSÉ GIRÃO e com o estímulo aos parentes inquiridos a tomarem interesse pela importância da pesquisa, alcançou-se desta forma níveis razoáveis de resultado, trabalho que se realizou, como já disse, num período de quatro anos e meio. Assim, é que foram coletados dados de familiares não só residentes em Morada Nova – berço dos Girões – como na capital cearense, bem assim em quase todas as unidades da Federação e em alguns países do exterior, confirmandose a assertiva de que há Girões espalhados não só em nosso Brasil, mas por toda a parte do mundo.

À medida que se foram desenvolvendo os trabalhos de coleta de dados, abriam-se perspectivas para outros tipos de informações não só de natureza genealógica, mas também relacionadas às pessoas que seriam biografadas, bem assim como edificações antigas, templos, documentos, títulos, fotografias, antecedentes históricos, escritos e fatos dignos de registro para perpetuação da memória de nossos ancestrais – daí a razão do subtítulo: história e genealogia. A bem da verdade, citados elementos por si só não seriam suficientes para formar satisfatoriamente as fontes de informações para elaboração deste livro. Tais fontes, pois, basearam-se em muito na tradição oral, em livros e jornais, estas especialmente fundamentadoras dos dados para a edição das biografias que são um dos componentes da obra. Outros subsídios foram colhidos mediante entrevistas, quer pessoalmente ou por telefone, ou através de fax ou e-mails, pesquisa em livros, jornais, buscas na Internet, em arquivos de bibliotecas, etc.

Não é fácil colher dados e informações para organizar uma genealogia. Necessariamente, haverá nos estudos dessa natureza omissões e erros.

Esforços e boa vontade não faltaram na busca de informações, visando à consecução de um trabalho o mais completo possível. No entanto, necessário é se reconhecer que esta não é uma obra perfeita, completa, acabada. Vejamse a propósito as lacunas dos dados genealógicos, sempre supridas por reticências e pontos de interrogação à míngua de informações concretas. Tais falhas, contudo, correm por conta dos informantes que, mesmo ungidos de boa vontade, as mais das vezes não tinham como precisar os nomes ou os detalhes que resultassem completas as informações. O parente-leitor que se deparar com situações desse jaez terá todo o direito de manifestar-se insatisfeito, só não o de atribuir descuido do autor, pois todos os esforços foram envidados para o alcance de resultados da maior fidelidade. Tal não sendo possível por razões óbvias, fica a tarefa para outros futuros abnegados e que certamente haverão de ampliar este trabalho ou até mesmo aperfeiçoá-lo. Se tal vier a ocorrer, aqui ficam os alicerces dessa construção. Resta, agora, que todos se tomem do desejo de corrigir as falhas, para o que alvitraria aos parentes enviarem suas observações ou retificações para o endereço do autor, indicado no verso deste livro. Serão elas anotadas para que de futuro este trabalho venha a se completar.

Em alguns galhos da árvore, figuram informes menos recentes, motivo por que, neles, as omissões serão mais acentuadas.

As lacunas e imperfeições que porventura ocorreram nas pesquisas diretas, bem assim as que são encontradas em relação aos dados colhidos via telefone ou Internet quanto à “Família Girão no Brasil”, foram involuntárias, portanto, como é natural, são frutos de equívocos ou omissões, próprias de toda obra humana. Em ambos os casos, tudo foi feito no sentido de suprir tais falhas, sem apelar para a invencionice.

No desdobramento dos trabalhos de pesquisa, ocorreram situações de correções impraticáveis, como aconteceu nos casos de famílias das quais não se tem dados e informações a respeito, senão parcas notícias. Para esses casos, nada foi possível realizar, a não ser reconhecer da incapacidade de alcançá-las, inobstante o maior empenho de fazê-los com o devido acerto.

Para melhor compreensão, mister é também esclarecer que, nos casos de matrimônios entre parentes, a descendência ficou atribuída ao parceiro que primeiro aparece no desenvolvimento da Árvore Genealógica, fazendo-se remissão, por referência ou código, à figura aonde o outro cônjuge parente se localiza, método esse que padroniza as ocorrências idênticas no sentido de facilitar a leitura e compreensão e evitar a duplicidade de nomes em descendentes de ambas as convenções.

Cumpre ser aqui registrada a expressão do meu agradecimento às pessoas, parentes ou não, que colaboraram nesta ingente tarefa. E não foram poucas aquelas que atenderam aos apelos feitos e por quaisquer das formas deram sua, e importantíssima, ajuda participando com sua valiosa colaboração para o êxito deste trabalho. Com efeito, este é um livro que pertence mais apropriadamente à família Girão do que ao próprio autor.

Não poderia encerrar este trabalho sem mencionar, por um dever de gratidão e justiça, aos que muito me ajudaram. Refiro-me ao caro e estimado primo, o filósofo e escritor, Luis de Sousa Girão, que não mediu esforços no sentido de me encorajar e contribuir, de várias formas, na elaboração desta obra. Sua experiência aliada à boa vontade foi de suma valia, pelo que fica aqui registrado o preito de meu especial agradecimento. De igual modo, lembro outro, também primo, o renomado escritor e jornalista Blanchard Girão, que sempre me dedicou, quando em vida, um pouco que fosse do seu escasso e precioso tempo para um bate-papo, com o que me propiciava bons frutos e proveito daquilo que ele tinha de sobra – a experiência no ramo. Muito obrigado, ainda, a todos os demais parentes, em particular aos estimados primos: o historiador Sivaldo Andrade Girão, que cuidou em ajudar-me na coleta de dados de parentes Girões residentes em Morada Nova; Celda Brasil Girão que elaborou a descendência de seus pais; ao Dr. Eurípedes Chaves Júnior, pelo incentivo ao me encorajar para o desenvolvimento deste trabalho, bem assim, a prestimosa Ana Girão Nobre que forneceu dados complementares de seus ancestrais, alem muitos outros que ajudaram na coleta de dados ou encaminhando a outras fontes de informações, sem as quais se tornaria mais difícil ainda a realização deste modesto trabalho.

Obrigado a todos.

From → Sem categoria

Comments are closed.