Skip to content

Saudação ao visitante

by admin on outubro 12th, 2011

Vista da Igreja do Divino Espírito Santo – Padroeiro de Morada Nova

MORADA NOVA

(Berço dos Girões)

Por razões peculiares ao tema, iniciaremos esta genealogia – e para isso pedem-se desculpas aos membros da família Girão – pelo 6º filho do patriarca ANTÕNIO JOSÉ GIRÃO, de nome EDUARDO HENRIQUE GIRÃO, mais conhecido por “Major Eduardo”, não pelo fato de ser ele o pai de dois de meus avós pelos vínculos materno e paterno, concomitantes, mas, sobremodo, devido à circunstância de já se haver concluído integralmente todo o levantamento genealógico desse seu sexto descendente.

HOMENAGEM ESPECIAL

Ao Patriarca

ANTONIO JOSÉ GIRÃO - (Natural de Lisboa – Portugal, falecido a 06.04.1868)

E a cearense

MARIA JOSÉ PESSOA DA SILVA - (Natural do Município de Quixeramobim – CE)

Pelo Monsenhor José Quinderé, Secretário do Arcebispado de Fortaleza, foi fornecido ao Historiador Raimundo Girão certidão sobre o enlace matrimonial de Antonio José Girão e Maria José Pessoa da Silva, cujo teor é o seguinte:

“Certifico que a folha 128 de um dos livros de assentos de casamento

de 1810, da freguesia de Quixeramobim, arquivados nesta Câmara Arquiepiscopal de Fortaleza, encontra-se o do teor seguinte: “Aos dez de outubro de mil oitocentos e dez, no Oratório particular da fazenda Logrador, feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino, onde os contratantes são naturais e moradores, tendo justificado o nubente ter vindo de Lisboa seu natural, de menor idade, para Pernambuco, e sendo confessado às oito horas da manhã, casei solenemente a Antônio José Girão natural de Lisboa, filho de Manuel Rodrigues, já falecido, e Mariana da Silva, com Dona Maria José de Jesus natural desta freguesia, filha legítima do capitão Manuel Antônio Rodrigues e D. Luzia Maria Pessoa, moradores nesta freguesia, sendo presentes as testemunhas, o tenente Inácio Lopes Barreira e Domingos Francisco de Farias, casado, e logo lhes dei as bênçãos nupciais conforme os Ritos Cerimoniais da Santa Madre Igreja, do que fiz este termo para constar com que assino. O vigário João Rodrigues Leite. Nada mais se continha no dito assentamento que mandei copiar fielmente do original a que me reporto. Está conforme. Fortaleza, 1 de setembro de 1931. Mons. José Quinderé. Secretário do Arcebispado.

I. A DESCENDÊNCIA DE ANTONIO JOSÉ GIRÃO (Senhor) e MARIA JOSÉ PESSOA DA SILVA (Os Patriarcas da família)

De acordo com a significativa pesquisa feita pelo historiador Raimundo Girão, o casal Antonio José Girão – Maria José Pessoa da Silva teve doze filhos, os quais, enumerados na ordem em que aparecem no inventário, são os seguintes, com exceção dos dois nascidos por último (Alexandrino da Silva Girão e Francisco Henrique Girão) que faleceram antes da realização da descrição e divisão dos bens do “de cujos”:

1 – Henrique José Girão, casado com Maria Francisca de Jesus (Mariquinha), filha de Manuel Antônio Machado Filho e, portanto, sua prima irmã.

2 – Padre Manuel Vicente da Silva Girão, nascido em Quixeramobim. Estudou os preparatórios no Recife e as matérias teologais em São Luis do Maranhão, onde se ordenou “in sacris” em 1845. Vigariou por muito tempo a freguesia de Morada Nova e faleceu no dia 2 de abril de 1879, deixando interessante testamento, no qual ratificou, para todos os efeitos, a habilitação, por escritura pública, dos filhos que houvera da mulher Ana Teotônia de Jesus.

3 – Antônio José Girão Júnior, que ao tempo do inventário dos pais estava viúvo de sua prima Quitéria Máfia Machado, filha de Manuel Antônio Rodrigues Machado Filho, tendo-se casado outra vez, com Mariana de Freitas.

4 – Maria Ana Pessoa da Silva, casada com o primo Inácio Antônio Rodrigues Machado, falecido no Amazonas e filho do citado Manuel Antônio Rodrigues Machado Filho.

5 – Maria José Pessoa Girão, já viúva, à época do inventário, de seu primo Francisco José Carneiro, filha de Joaquim José Carneiro Monteiro. Não houve descendência deste casal.

6 – EDUARDO HENRIQUE GIRÃO, mais conhecido por Major Eduardo ou Antonio Major, homem de muito respeito moral, nascido em 19.02.1819 e falecido em 12.01.1901, na fazenda Paraíso, do Sítio Patos, em Morada Nova, onde sempre viveu. Casou-se primeiramente com sua prima, Mariana Carneiro Monteiro, filha do citado Joaquim José Carneiro Monteiro e, depois, com outra prima, Benvenuta Pessoa, filha de Luís José da Cunha Correia, nascida em 11.04.1833 e falecida em 17.02.1920.

7 – João Damasceno Girão, falecido em 29.05.1906, casado com sua prima Maria José da Cunha Pessoa, filha do citado Luís José da Cunha Correia, nascida em 21.11.1821 e falecida em 04.01.1914, a qual também usava o nome Maria da Apresentação Angélica e Cunha.

8 – Conrado Balbino da Silva Girão, falecido em 29.05.1907, homem de boas letras e de muita atuação política e social em Morada Nova, casado, à primeira vez, com a prima Cândida, filha de Miguel Antônio Rodrigues Machado, falecido em Quixeramobim, vítima de um desastre, e, em segundas núpcias, com a irmã desta, Hermínia Cândido Pessoa, falecida em 18.05.1907.

9 – Felícia Pessoa da Silva, já falecida, quando do inventário dos pais, casada com o latinista Manuel Antônio Ferreira Nobre.

10 – Joaquim José Girão, igualmente falecido, casado com a prima Ana Angélica Pessoa e Silva, conhecida por Mulata, filha do mencionado Luís José da Cunha Correia, e em segundo matrimônio unida ao professor Manuel Antônio Ferreira Nobre, Mestre em Latim.

NOTA EXPLICATIVA

O autor, como se verá a seguir, tomou a liberdade de atualizar a genealogia da família Girão, optando, de início, em descrevê-la por unidades de cada RAMO FAMILIAR dos Girões. Foram compostos e publicados, em 2004, os FASCÍCULOS I, II e III, representando as gerações distintas de três dos irmãos, bisnetos do patriarca ANTONIO JOSÉ GIRÃO, e filhos do casal Luísa Cândida Carneiro Girão – Lulu (NETA 38) e Leandro Carneiro de Sousa, correspondentes, respectivamente, as descendências dos casais: FELÍCIA CARNEIRO GIRÃO e Guilherme Regino de Oliveira; INÁCIO CARNEIRO DE SOUSA (Carneirinho) e Francisca Xavier Carneiro Girão (avós paternos e maternos do autor) e LUIZ CARNEIRO DE SOUSA GIRÃO (Sousa), ao qual foram contemplados os filhos descendentes de seus dois casamentos: o primeiro com Celina Cavalcanti Girão e o segundo com Maria Machado Girão (Mariinha).

Antevendo que seqüenciar as edições dos demais ramos da família, seguindo a mesma metodologia – fragmentada e dispersa por FASCÍCULOS, antes adotada – comprometeria de forma significativa a boa compreensão e o entendimento fácil de como se desenvolvera biologicamente a Família Girão como um todo, alvitrou-se por ampliar a coleta de dados por algum tempo e adicionar o conteúdo dos opúsculos anteriores a esse novo trabalho, no sentido de consolidar neste único livro toda a Árvore Genealógica da Família Girão no Brasil, a partir de suas raízes no Ceará, em 1810, com o casamento do patriarca ANTONIO JOSÉ GIRÃO (Natural de Lisboa/Portugal) e MARIA JOSÉ PESSOA DA SILVA (Natural de Quixeramobim – CE). Buscou-se às descendências desde nossos ancestrais mais longínquos ou menos remotas e desenvolveu-se a linhagem até serem alcançadas às contemporâneas ou suas mais recentes gerações.

A seguir, descrevem-se as descendências de cada qual, desses filhos de Antônio José Girão (Senhor) e Maria José Pessoa da Silva.

From → Sem categoria

Comments are closed.